16 outubro 2018

Novo Jeep® Wrangler Rubicon posto à prova no Lendário Rubicon Trail

 

  • O novo Jeep® Wrangler Rubicon enfrentou o icónico Rubicon Trail na região do lago Tahoe, na Califórnia, que serviu de inspiração ao nome do modelo e que goza de décadas de associação à mítica marca americana
  • O primeiro "Jeep Jamboree" foi realizado em 1953 e percorreu o Rubicon Trail, um dos trilhos de todo o terreno mais difíceis do mundo
  • O Rubicon Trail é utilizado há mais de quatro décadas por equipas de engenheiros da Jeep para melhorar as capacidades dos veículos da marca em todo o terreno e para ajudar no desenvolvimento de novos modelos e tecnologias
  • O Wrangler Rubicon dispõe de equipamento ímpar para percursos off-road, incluindo o exclusivo sistema de tração às quatro rodas Rock-Trac, o bloqueio elétrico de diferenciais dianteiro e traseiro Tru-Lock, a desconexão eletrónica da barra estabilizadora dianteira e ângulos de todo o terreno melhorados para superar qualquer obstáculo

 

O novo Jeep® Wrangler - o Wrangler com maiores capacidades de sempre - foi posto à prova de um modo que, de facto, comemora o seu lendário estatuto em circuitos off-road.

 

Para comemorar a introdução da quarta geração do modelo, o Jeep Wrangler foi posto à prova no exigente Rubicon Trail, na montanha entre a Califórnia e o Nevada, nos Estados Unidos da América. No fim de Agosto, uma caravana de veículos Wrangler, todos com o nível de equipamento específico Rubicon, o de maiores capacidades para condução fora de estrada, partiu para enfrentar o lendário trilho situado a oeste do lago Tahoe.

 

O imparável Rubicon esteve perfeitamente à vontade em trilhos de extrema dificuldade, com terrenos pedregosos, declives acentuados e planaltos, ultrapassando os obstáculos graças a um incomparável equipamento para todo o terreno. Todas as viaturas usufruíam do sistema 4x4 Rock-Trac, com caixa de transferência de duas velocidades com relação de redução de 4,0:1, eixos dianteiro e traseiro de alta resistência de última geração Dana 44, bloqueio elétrico dos eixos dianteiro e traseiro Tru-Lok para enfrentar as mais árduas secções dos percursos off-road e desconexão da barra estabilizadora dianteira, que permite aumentar o curso das suspensões para superar os trilhos mais extremos.

 

Disponível com o novo motor a gasolina sobrealimentado de 2 litros ou com o potente motor a gasolina de 3,6 litros (noutros mercados), as versões Rubicon empenhadas nesta exclusiva aventura exploraram a distância ao solo de mais de 25 centímetros e os ângulos característicos de todo o terreno, incluindo 36,4º de ângulo de ataque, 25,8º de ângulo ventral e 30,8º de ângulo de saída. Além disso, beneficiaram da elevada relação de redução de 77,2:1 (nas versões a gasolina) e até 76 cm de passagem a vau.

 

 

Rubicon Trail, um dos mais difíceis trilhos de todo o terreno do mundo

O Rubicon Trail é um dos mais difíceis trilhos do mundo - com a classificação de 10 para "os mais difíceis" numa escala de 1 a 10 -, sendo conhecido como o "pai de todos os trilhos off-road." Em 2003, o trilho inspirou o nome da versão Rubicon, a versão com maiores capacidades em off-road na gama Wrangler.

 

Por estas características, a história da marca Jeep está ligada de um modo especial a este trilho, provavelmente um dos mais famosos do mundo.

 

Corria o ano de 1953 quando um grupo de cerca de 150 amigos levou os seus Jeep por um acidentado percurso de granito, através das montanhas da Serra Nevada a caminho do lago Tahoe.

 

O trilho, originalmente concebido como meio de apoio à economia local, veio a tornar-se o primeiro ponto de encontro oficial da Jeep para percorrer o Rubicon Trail, precisamente no momento em que os modelos Jeep fizeram o ponto de viragem para deixarem de ser veículos de trabalho e se transformarem em companheiros de aventuras pessoais de descoberta. Foi o primeiro "Jeep Jamboree", a mais clássica de todas as concentrações dos EUA, criada para saborear a excitação que qualquer pessoa sente quando se junta à grande família Jeep.

 

O Rubicon Trail tem uma extensão de 35 quilómetros, divididos entre estrada e todo o terreno. A parte mais bem conservada do percurso denomina-se McKinney-Rubicon Springs Road e começa em Georgetown, Califórnia, um lugarejo do estado de Gold Country. Entre 1890 e 1920, a McKinney-Rubicon Springs Road serviu as diligências que acediam aos hotéis de Wentworth Springs e Rubicon Springs. Já a fracção sem manutenção da estrada (com cerca de 19 km) começa numa localidade adjacente ao lago Loon e passa, em parte, pela Floresta Nacional do El Dorado. Desenrolando-se entre grandes rochedos, terrenos pedregosos, enormes lajes de granito e declives acentuados, o trilho termina na margem sul do lago Tahoe, atravessando o rio num ponto perto do lago. Os primeiros colonos deram ao rio o nome de "Rubicon", em homenagem à corrente de água com o mesmo nome existente em Itália - um pequeno rio ao norte de Roma que Júlio César atravessou em 49 a.C.
Inspirando-se nesta história, o termo "Rubicon" significa agora "um limite que, quando ultrapassado, passa a ser um ponto de não retorno e cujo resultado se traduz tipicamente num compromisso irrevogável".

 

Desde 1950, o Rubicon Trail tem sido utilizado por entusiastas de todo o terreno como local ideal para excitantes aventuras em fora de estrada com veículos Jeep. Além disso, há mais de quatro décadas que o Rubicon Trail é utilizado por equipas de engenheiros da Jeep para melhorar as capacidades dos SUV Jeep em todo o terreno e para ajudar no desenvolvimento de novos modelos e tecnologias. A utilização de trilhos como o Rubicon levou ao desenvolvimento de importantes inovações, como a caixa de transferência 4:1 Rock-Trac®, o sistema Quadra-Drive II®, o bloqueio dos diferenciais Tru-Lok®, a desconexão da barra estabilizadora dianteira, a proteção sob a carroçaria, o eixo dianteiro Dana 44, a suspensão de braços múltiplos, o BLD (diferencial de bloqueio dos travões na nova geração Wrangler) e os para-choques dianteiro e traseiro em aço na versão Rubicon.

 

 

Novo Jeep Wrangler

Lançado em setembro nos principais mercados europeus, o novo Jeep Wrangler - a quarta geração do veículo todo o terreno de maiores capacidades - personaliza na perfeição a frase da Jeep "Go Anywhere, Do Anything". O novo Wrangler reafirma a sua posição de indiscutível liderança em todo o terreno, revelando-se também perfeitamente à vontade na vida quotidiana das ruas da cidade, mérito do excelente conforto e tecnologia de vanguarda oferecidos. O resultado é o Wrangler com maiores capacidades de sempre, graças aos avançados sistemas de tração integral (Command-Trac e Rock Trac), ao sistema de bloqueio elétrico dos eixos dianteiro e traseiro Tru-Lock, ao diferencial autoblocante Trac-Lok e à desconexão eletrónica da barra estabilizadora dianteira. A gama de motores do novo Wrangler foi renovada com a introdução do 2.2 turbodiesel e do 2.0 a gasolina (disponível brevemente). Ambos os motores dispõem de transmissão automática de oito velocidades, uma novidade na gama Wrangler. 

 

 

 

últimos vídeos

pesquisa avançada

Procurar...

De
Para
Procurar

Imagens


Download

Imagens relacionadas


Anexação de Ficheiros


Links