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16 out. 2018

Novo Jeep® Wrangler Rubicon posto à prova no Lendário Rubicon Trail

• O novo Jeep® Wrangler Rubicon enfrentou o icónico Rubicon Trail na região do lago Tahoe, na Califórnia, que serviu de inspiração ao nome do modelo e que goza de décadas de associação à mítica marca americana • O primeiro "Jeep Jamboree" foi realizado em 1953 e percorreu o Rubicon Trail, um dos trilhos de todo o terreno mais difíceis do mundo

 

  • O novo Jeep® Wrangler Rubicon enfrentou o icónico Rubicon Trail na região do lago Tahoe, na Califórnia, que serviu de inspiração ao nome do modelo e que goza de décadas de associação à mítica marca americana
  • O primeiro "Jeep Jamboree" foi realizado em 1953 e percorreu o Rubicon Trail, um dos trilhos de todo o terreno mais difíceis do mundo
  • O Rubicon Trail é utilizado há mais de quatro décadas por equipas de engenheiros da Jeep para melhorar as capacidades dos veículos da marca em todo o terreno e para ajudar no desenvolvimento de novos modelos e tecnologias
  • O Wrangler Rubicon dispõe de equipamento ímpar para percursos off-road, incluindo o exclusivo sistema de tração às quatro rodas Rock-Trac, o bloqueio elétrico de diferenciais dianteiro e traseiro Tru-Lock, a desconexão eletrónica da barra estabilizadora dianteira e ângulos de todo o terreno melhorados para superar qualquer obstáculo

 

O novo Jeep® Wrangler - o Wrangler com maiores capacidades de sempre - foi posto à prova de um modo que, de facto, comemora o seu lendário estatuto em circuitos off-road.

 

Para comemorar a introdução da quarta geração do modelo, o Jeep Wrangler foi posto à prova no exigente Rubicon Trail, na montanha entre a Califórnia e o Nevada, nos Estados Unidos da América. No fim de Agosto, uma caravana de veículos Wrangler, todos com o nível de equipamento específico Rubicon, o de maiores capacidades para condução fora de estrada, partiu para enfrentar o lendário trilho situado a oeste do lago Tahoe.

 

O imparável Rubicon esteve perfeitamente à vontade em trilhos de extrema dificuldade, com terrenos pedregosos, declives acentuados e planaltos, ultrapassando os obstáculos graças a um incomparável equipamento para todo o terreno. Todas as viaturas usufruíam do sistema 4x4 Rock-Trac, com caixa de transferência de duas velocidades com relação de redução de 4,0:1, eixos dianteiro e traseiro de alta resistência de última geração Dana 44, bloqueio elétrico dos eixos dianteiro e traseiro Tru-Lok para enfrentar as mais árduas secções dos percursos off-road e desconexão da barra estabilizadora dianteira, que permite aumentar o curso das suspensões para superar os trilhos mais extremos.

 

Disponível com o novo motor a gasolina sobrealimentado de 2 litros ou com o potente motor a gasolina de 3,6 litros (noutros mercados), as versões Rubicon empenhadas nesta exclusiva aventura exploraram a distância ao solo de mais de 25 centímetros e os ângulos característicos de todo o terreno, incluindo 36,4º de ângulo de ataque, 25,8º de ângulo ventral e 30,8º de ângulo de saída. Além disso, beneficiaram da elevada relação de redução de 77,2:1 (nas versões a gasolina) e até 76 cm de passagem a vau.

 

 

Rubicon Trail, um dos mais difíceis trilhos de todo o terreno do mundo

O Rubicon Trail é um dos mais difíceis trilhos do mundo - com a classificação de 10 para "os mais difíceis" numa escala de 1 a 10 -, sendo conhecido como o "pai de todos os trilhos off-road." Em 2003, o trilho inspirou o nome da versão Rubicon, a versão com maiores capacidades em off-road na gama Wrangler.

 

Por estas características, a história da marca Jeep está ligada de um modo especial a este trilho, provavelmente um dos mais famosos do mundo.

 

Corria o ano de 1953 quando um grupo de cerca de 150 amigos levou os seus Jeep por um acidentado percurso de granito, através das montanhas da Serra Nevada a caminho do lago Tahoe.

 

O trilho, originalmente concebido como meio de apoio à economia local, veio a tornar-se o primeiro ponto de encontro oficial da Jeep para percorrer o Rubicon Trail, precisamente no momento em que os modelos Jeep fizeram o ponto de viragem para deixarem de ser veículos de trabalho e se transformarem em companheiros de aventuras pessoais de descoberta. Foi o primeiro "Jeep Jamboree", a mais clássica de todas as concentrações dos EUA, criada para saborear a excitação que qualquer pessoa sente quando se junta à grande família Jeep.

 

O Rubicon Trail tem uma extensão de 35 quilómetros, divididos entre estrada e todo o terreno. A parte mais bem conservada do percurso denomina-se McKinney-Rubicon Springs Road e começa em Georgetown, Califórnia, um lugarejo do estado de Gold Country. Entre 1890 e 1920, a McKinney-Rubicon Springs Road serviu as diligências que acediam aos hotéis de Wentworth Springs e Rubicon Springs. Já a fracção sem manutenção da estrada (com cerca de 19 km) começa numa localidade adjacente ao lago Loon e passa, em parte, pela Floresta Nacional do El Dorado. Desenrolando-se entre grandes rochedos, terrenos pedregosos, enormes lajes de granito e declives acentuados, o trilho termina na margem sul do lago Tahoe, atravessando o rio num ponto perto do lago. Os primeiros colonos deram ao rio o nome de "Rubicon", em homenagem à corrente de água com o mesmo nome existente em Itália - um pequeno rio ao norte de Roma que Júlio César atravessou em 49 a.C.
Inspirando-se nesta história, o termo "Rubicon" significa agora "um limite que, quando ultrapassado, passa a ser um ponto de não retorno e cujo resultado se traduz tipicamente num compromisso irrevogável".

 

Desde 1950, o Rubicon Trail tem sido utilizado por entusiastas de todo o terreno como local ideal para excitantes aventuras em fora de estrada com veículos Jeep. Além disso, há mais de quatro décadas que o Rubicon Trail é utilizado por equipas de engenheiros da Jeep para melhorar as capacidades dos SUV Jeep em todo o terreno e para ajudar no desenvolvimento de novos modelos e tecnologias. A utilização de trilhos como o Rubicon levou ao desenvolvimento de importantes inovações, como a caixa de transferência 4:1 Rock-Trac®, o sistema Quadra-Drive II®, o bloqueio dos diferenciais Tru-Lok®, a desconexão da barra estabilizadora dianteira, a proteção sob a carroçaria, o eixo dianteiro Dana 44, a suspensão de braços múltiplos, o BLD (diferencial de bloqueio dos travões na nova geração Wrangler) e os para-choques dianteiro e traseiro em aço na versão Rubicon.

 

 

Novo Jeep Wrangler

Lançado em setembro nos principais mercados europeus, o novo Jeep Wrangler - a quarta geração do veículo todo o terreno de maiores capacidades - personaliza na perfeição a frase da Jeep "Go Anywhere, Do Anything". O novo Wrangler reafirma a sua posição de indiscutível liderança em todo o terreno, revelando-se também perfeitamente à vontade na vida quotidiana das ruas da cidade, mérito do excelente conforto e tecnologia de vanguarda oferecidos. O resultado é o Wrangler com maiores capacidades de sempre, graças aos avançados sistemas de tração integral (Command-Trac e Rock Trac), ao sistema de bloqueio elétrico dos eixos dianteiro e traseiro Tru-Lock, ao diferencial autoblocante Trac-Lok e à desconexão eletrónica da barra estabilizadora dianteira. A gama de motores do novo Wrangler foi renovada com a introdução do 2.2 turbodiesel e do 2.0 a gasolina (disponível brevemente). Ambos os motores dispõem de transmissão automática de oito velocidades, uma novidade na gama Wrangler.