30 novembro 2018

Nova Jeep® Gladiator 2020: A Pick-up de Dimensões Médias com Maiores Capacidades de Sempre

 

Lendárias Capacidades 4x4, Design Genuíno Inspirado no Rico Património Jeep®, Capacidade de Reboque e de Carga no Topo da Categoria 4x4, Inteligentes Características de Funcionalidade e Versatilidade, Grupos Motopropulsores Eficientes, Liberdade a Céu Aberto,  Carregada de Conteúdos de Segurança e Tecnologia Intuitiva

 

  • Capacidades inigualáveis com os sistemas 4x4 Command-Trac e Rock-Trac, eixos Dana 44 de terceira geração, bloqueio elétrico Tru-Lock dos eixos dianteiro e traseiro, diferencial de deslizamento limitado Trac-Lok, desconexão eletrónica da barra estabilizadora, um exclusivo no segmento, e pneus off-road de 33" 
    • Ímpar relação de redução
    • Até 76 cm de passagem a vau
  • Capacidade de reboque e de carga no topo da categoria 4x4
    Capacidade de reboque até 3.470 kg
    Capacidade de carga até 725 kg
  • Configuração cabina dupla com caixa de carga em resistente aço de 152 cm com alimentação externa protegida e robustos pontos de fixação integrados, proporcionando flexibilidade para diversas opções de carga
  • Design moderno, genuinamente Jeep®, imediatamente reconhecível
    • Icónica grelha dianteira, faróis dianteiros redondos e faróis traseiros quadrados
    • Design robusto mas distintivo, beneficiando a aerodinâmica
    • Cómodo para-brisas rebatível para os puristas do todo o terreno
    • A única pick-up 4x4 verdadeiramente descapotável, graças a uma capota maleável premium de fácil abertura e a duas capotas rígidas
    • Dúzias de combinações de portas, capotas e para-brisas
  • Portas, dobradiças, capô, guarda-lamas, estrutura do para-brisas e porta traseira em alumínio leve de alta resistência contribuem para reduzir o peso do veículo e melhorar o consumo
  • Suspensão regulada para otimizar o comportamento em estrada e o conforto em viagem, sem sacrificar as capacidades em todo o terreno nem a capacidade de carga ou de reboque
  • Grupos motopropulsores avançados e eficientes
    • Motor Pentastar 3.6 V6 com Stop&Start
      • Transmissão automática de oito velocidades ou manual de seis relações
    • Motor EcoDiesel 3.0 V6 com Stop&Start e caixa automática de oito velocidades disponível em 2020
  • Sistema Uconnect de quarta geração com Apple CarPlay, Android Auto e opção entre ecrã tátil de 7" ou 8,4" com funcionalidade de tocar e ampliar
  • A câmara frontal para todo o terreno, disponível na versão Rubicon, permite ver facilmente os obstáculos dos trilhos
  • Equipado com mais de 80 avançadas funções de segurança e proteção
  • As informações e as especificações de produto referem-se ao mercado dos EUA. Estão disponíveis mais informações e imagens do novo Jeep Gladiator, revelado no Salão do Automóvel de Los Angeles, no sítio web FCA US dedicado aos media
  • As especificações de produto do novo Jeep Gladiator para a região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) estarão disponíveis por altura do lançamento comercial na EMEA em 2020

 

O novo Jeep® Gladiator 2020 - a pick-up de dimensões médias com maiores capacidades de sempre - inspira-se no rico património de pick-ups robustas e fiáveis da Jeep, com uma combinação imbatível de resistente funcionalidade, genuíno design Jeep, liberdade a céu aberto, funcionalidade inteligente e versatilidade, capacidade de reboque e de carga no topo da categoria 4x4, avançados e eficientes grupos motopropulsores, superior dinâmica de condução em estrada e em todo o terreno e uma série de inovadores conteúdos de segurança e de tecnologia de vanguarda.

 

"Inquestionavelmente pick-up e imediatamente reconhecível como Jeep, a nova Gladiator 2020 é o veículo definitivo para aventuras fora de portas," afirmou Tim Kuniskis, responsável da marca Jeep - América do Norte. "Há uma enorme procura deste exclusivo modelo por parte dos nossos tradicionais clientes Jeep e de compradores de pick-ups de todo o mundo. Nascida a partir de um rico e orgulhoso património, as fiáveis pick-ups Jeep, a Gladiator combina comodidade, versatilidade e funcionalidade, resultando na pick-up de dimensões médias com maiores capacidades de sempre."

 

A nova Jeep Gladiator 2020 oferece qualidades imbatíveis como capacidade de reboque e de carga no topo da categoria 4x4, excelente dinâmica de condução em estrada e segurança dos passageiros. As lendárias capacidades em todo o terreno devem-se aos sistemas 4x4 Command-Trac e Rock-Trac 4x4, aos eixos Dana 44 de terceira geração, ao bloqueio elétrico Tru-Lock dos eixos dianteiro e traseiro, ao diferencial de deslizamento limitado Trac-Lok, à desconexão eletrónica da barra estabilizadora, um exclusivo no segmento, e aos pneus off-road de 33".

 

A Jeep Gladiator 2020 está disponível nos níveis de equipamento Sport, Sport S, Overland e Rubicon.

 

Construída em Toledo, Ohio, chega aos stands dos EUA no segundo trimestre de 2019.

 

Interpretação moderna do genuíno design Jeep

EXTERIOR
A nova Jeep Gladiator 2020 exibe uma estética robusta, de design distinto, imediatamente identificável com os tradicionais elementos de estilo Jeep. 

 

A equipa de design manteve a lendária grelha de sete entradas já conhecida do Wrangler, mas com as aberturas alargadas para aumentar a entrada de ar, de forma a compensar a maior capacidade de reboque. O topo da típica grelha foi ligeiramente dobrado para trás para melhorar a aerodinâmica.

 

As versões Gladiator Overland e Rubicon disponibilizam, como opcional, faróis dianteiros com LED e faróis de nevoeiro que projetam uma luz nítida e branca, acrescentando à pick-up uma estética moderna. As versões Gladiator equipadas com LED oferecem luzes diurnas que formam um halo em torno do perímetro externo dos faróis. Os indicadores de direção estão posicionados na frente das protecções trapezoidais das cavas das rodas.

 

Na traseira, os tradicionais faróis quadrados dispõem, como opcional, de iluminação LED e dão espaço a uma ampla abertura da porta traseira, de modo a não obstruir as operações de carga na caixa do veículo. A porta traseira dispõe de amortecimento e pode ser travada em três posições, sendo a carga fixada com facilidade graças ao sistema de fecho elétrico da porta.

 

Características inteligentes de funcionalidade e versatilidade foram determinantes na conceção da resistente caixa de carga da Gladiator, de modo a otimizar a funcionalidade. Iluminação da caixa de carga sob as calhas, fonte de alimentação externa protegida (400 W 115 Volts, três pinos) e sólidas fixações integradas asseguram durabilidade e versatilidade. O sistema de gestão de carga Trail Rail fornece opções adicionais de arrumação, para organizar a carga e mantê-la segura.

 

O pneu sobresselente, de dimensões normais, e o respectivo suporte encontram-se sob a caixa de carga, por trás do eixo traseiro, podendo suportar um pneu até 35".

 

Como opcional, estão disponíveis um revestimento de proteção envernizado com spray, uma divisória e uma cobertura da caixa de carga, fornecendo ainda mais opções para manter a carga segura e contribuindo para a durabilidade da caixa. A versão Gladiator Rubicon é equipada com proteção da cabina e proteções laterais sob a caixa de carga.  

 

Uma estrutura de quatro parafusos no topo da armação do para-brisas permite rebatê-lo rápida e facilmente. Uma barra superior liga os pilares A e permanece no lugar, mesmo com o para-brisas rebatido. Isto permite que o retrovisor não se desloque.

 

As proteções das cavas das rodas em duas peças, na cor da carroçaria, com aplicação inferior preta, conferem um perfil elevado e são de série na versão Overland e opcionais na versão Rubicon.


As portas, em alumínio leve de alta resistência, têm o desenho da chave de pontas Torx estampado diretamente na dobradiça, para que o condutor saiba facilmente a dimensão da chave necessária para as operações de desmontagem das portas. O equipamento de série inclui um kit de ferramentas com a necessária chave de pontas Torx, para remover as portas e rebater o para-brisas. 

 

Todas as versões Gladiator apresentam barras desportivas na cor da carroçaria, soldadas à carroçaria e com pegas integradas para os passageiros da frente.

 

Uma capota maleável Sunrider premium oferece opção de fácil abertura, um exclusivo no segmento, que ajuda a evitar o ruído do vento e permite a abertura parcial ou total. Esta capota dispõe de travões que deslizam para dentro de guias, a fim de facilitar a remoção do vidro traseiro.

 

As versões Overland e Rubicon da Gladiator propõem, como opcional, a alternativa de capota rígida em três peças da cor da carroçaria, oferecendo uma exclusiva estética premium; disponível como opcional para todos os modelos, uma capota rígida preta em três preças proporciona ainda mais possibilidades de condução a céu aberto. Os dois painéis Freedom com travões de fácil acionamento permitem a rápida remoção e instalação da capota rígida. Todas as capotas rígidas dispõem de vidro traseiro deslizante de comando manual.

 

Dúzias de combinações de portas, capotas e para-brisas permitem infinitas possibilidades de personalização.

 

Design genuíno do interior otimiza conteúdos premium e tecnologia

INTERIOR

O interior da nova Jeep Gladiator 2020 combina estilo genuíno, versatilidade, conforto e utilização intuitiva de todas as funções. Rigoroso cuidado artesanal e materiais de alta qualidade são os elementos que caracterizam toda a cabina.

 

A consola central, inspirada na tradição, apresenta formas depuradas e esculpidas, que se integram no desenho horizontal do tabliê, com o acabamento a ser ditado pela escolha da versão. O painel de instrumentos, acabado à mão, distingue-se pela superfície suave ao tato, com costuras à vista na versão Gladiator Overland, e disponível como opcional na versão Rubicon. Os conteúdos funcionais, incluindo controlos da climatização, do volume do som, dos dispositivos multimédia e do Stop&Start são concebidos para serem de rápido reconhecimento e de fácil alcance pelo condutor e pelos passageiros da frente. Os bocais circulares interiores e exteriores de ventilação e ar condicionado são contornados por uma moldura platinada cromada, para uma estética bem definida, premium mas robusta, plenamente funcional.


 
A funcionalidade e a versatilidade Jeep estão também patentes na consola central, onde se evidenciam através de aplicações metalizadas. A consola central aloja a alavanca de seleção das velocidades, a caixa de transferência e o travão de estacionamento. Verdadeiros parafusos presentes na alavanca de velocidades, nas pegas de apoio e na armação do ecrã do sistema de infoentretenimento realçam genuínos métodos de construção.

 

O botão de ignição, com guarnição impermeável de série, está facilmente ao alcance do condutor.


 
Os bancos, com estofos em tecido ou pele e costuras à vista, oferecem reforço regulável e apoio lombar. As opções de conteúdos dedicados ao conforto incluem bancos dianteiros e volante com aquecimento.

 

O novo banco traseiro caracteriza-se por materiais de alta qualidade, pelo aspeto atlético e pelas qualidades de conforto e sustentação. O banco traseiro, exclusivo da Gladiator, oferece espaço para as pernas no topo do segmento e um design exclusivo que permite que seja bloqueado, de modo a oferecer um espaço de arrumação seguro por trás do banco. O banco traseiro pode ser rebatido para permitir o acesso à parte de trás da cabina e ampliar o espaço para transporte de volumes de maiores dimensões.

 

Com o banco traseiro rebatido até ao pavimento, as luzes LED da parte posterior dos painéis internos iluminam o espaço de arrumação por trás do banco. Duas redes na parte de trás da cabina oferecem um espaço de arrumação ainda mais seguro.

 

A Gladiator 2020 contempla diversas soluções inteligentes de arrumação, incluindo resistentes redes ao longo de todo o comprimento das portas e numerosos locais para colocar o telemóvel.

 

Os assentos do banco traseiro podem ser dobrados para posição "estádio", dando acesso a um compartimento que utiliza o espaço sob o banco para arrumação de diversos objetos. Disponível como opcional, um compartimento com fechadura assegura um espaço de arrumação seguro quando o veículo se encontra sem capota ou portas. Os compartimentos de arrumação com fechadura estão disponíveis para duas opções de dimensões de portas, que correspondem a um fracionamento dos assentos do banco traseiro de 60/40. Divisórias amovíveis oferecem até cinco compartimentos separados e utilizam a mesma chave de fecho do porta-luvas e da consola central.

 

Uma caixa de parafusos amovível sob o banco facilita a colocação em local seguro de porcas e parafusos, quando se removem as portas e a capota, ou quando se rebate o para-brisas. A tampa da caixa de parafusos indica o número correspondente de parafusos e a respetiva localização, tipo gravura.

 

Os painéis das portas do lado do condutor e do passageiro da frente, revestidos de vinil, são suaves ao toque. Os puxadores Lift-Assist, colocados sob cada apoio de braços, caracterizam-se pelo design "pull-cup", que torna a remoção das portas rápida e fácil. Os conteúdos dedicados à comodidade incluem entrada e arranque sem chave.

 

O painel de instrumentos dispõe de ecrã de 3,5" ou 7" TFT (Thin Film Transistor) com LED. O visor de 7" permite ao condutor configurar a informação em mais de 100 formas, incluindo transmissão de dispositivos multimédia, indicação de pressão de pneus, alerta de pressão de pneus ou indicação digital de velocidade. Os controlos de áudio, voz e velocidade integrados no volante e as funções ligadas à velocidade permitem que o condutor mantenha as mãos no volante em todas as situações.

 

O ecrã tátil de 7" ou de 8,4", disponível como opcional, com sistema Uconnect de quarta geração, sobressai no topo da consola central. A quarta geração deste sistema destaca-se pela melhor interface com o utilizador e pelo melhor desempenho, com tempos de ligação mais rápidos e melhor resolução do ecrã. Na versão Gladiator Sport o ecrã tátil de 5" é de série. Imediatamente por baixo do ecrã encontram-se elementos funcionais, como os controlos da climatização e do volume do som, além das entradas de conectividade multimédia.

 

Exclusivamente na versão Gladiator Rubicon, uma câmara frontal para todo o terreno permite a fácil visualização dos obstáculos presentes no trilho. A câmara está colocada no meio da grelha de sete entradas da Gladiator e as imagens são visíveis através das Off-road Pages (opcional).

 

Duas portas USB e uma porta USB-C à frente, e duas ao alcance dos passageiros do banco de trás, proporcionam ligação ao centro multimédia. Está também disponível uma tomada de 115 Volts AC para fornecer energia a dispositivos eletrónicos domésticos de três pinos.

 

As atualizações opcionais de áudio incluem um subwoofer e um altifalante portátil sem fios colocado por trás do banco traseiro. As luzes LED nos painéis traseiros iluminam o compartimento de carga e a estação de alimentação do altifalante sem fios. Uma rede, no lado esquerdo da cabina, oferece arrumação adicional quando equipada com subwoofer e altifalante sem fios.

 

Avançados e eficientes grupos motopropulsores

No lançamento, a novo Jeep Gladiator monta o conhecido motor Pentastar 3.6 V6, sendo o motor EcoDiesel 3.0 V6 proposto em 2020. 

 

Motor Pentastar 3.6 V6

Oferece 285 cv e 352 Nm de binário, sendo equipado de série com sistema Stop&Start. Foi projetado para oferecer uma ampla gama de valores de binário com foco no torque a baixos regimes - uma característica essencial para veículos destinados a off-road extremo.

 

As versões Gladiator com motor Pentastar 3.6 V6 são equipadas de série com caixa manual de seis relações, sendo opcionalmente proposta a transmissão automática de oito velocidades.


Conhecido pela sofisticação, potência, eficiência e versatilidade, o motor Pentastar 3.6 V6 foi instalado em mais de 8,6 milhões de unidades desde o início da sua construção, em 2010. A premiada família de motores é atualmente produzida em três fábricas - Trenton (Michigan) Engine Complex, Mack Avenue (Detroit) Engine e Saltillo (México) South Engine.

 

A Jeep Gladiator 2020 beneficia do reconhecido binário a baixo regime do motor V6, necessário nos trilhos ou em condições muito exigentes, como transportar carga ou rebocar um atrelado. 

 

Motor EcoDiesel 3.0 V6

A partir de 2020, a Gladiator contará também com o motor EcoDiesel 3.0 V6, com 260 cv de potência e 600 Nm de binário, com Stop&Start de série. Será acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades e foi projetado para gerir o maior débito de binário.

 

Os engenheiros da FCA nos EUA adaptaram o motor, que foi projetado e construído pela FCA EMEA, de modo a ir ao encontro dos requisitos da região NAFTA.

 

O EcoDiesel V6 implementa sofisticada tecnologia de sobrealimentação com rolamentos de baixo atrito, projetados para os regimes transitórios e de baixas rotações. Este motor dispõe ainda de pistões de baixa fricção, para diminuir o consumo de combustível, reduzir as emissões poluentes e melhorar o sistema de combustão - bicos dos injetores, câmaras dos pistões e velas com sensores de combustão integrados para otimizar a combustão. O sistema EGR refrigerado a baixa pressão alia-se ao sistema a alta pressão para ampliar a utilização do EGR e incrementar a poupança de combustível.

 

 
Transmissão automática de oito velocidades

A nova Jeep Gladiator 2020 oferece uma transmissão automática de oito velocidades, que permite à pick-up otimizar a potência do motor nos trilhos e desfrutar de um débito de potência fluido e eficiente a alta velocidade. Esta caixa está disponível em toda as versões.

 

A transmissão automática de oito velocidades da Gladiator oferece uma experiência de condução muito dinâmica. Seja nas deslocações quotidianas, seja a ultrapassar obstáculos ou a transportar carga no fim de semana, os clientes podem sempre contar com um débito de potência suave e linear, a par de um reduzido consumo de combustível.

 

Um exclusivo conjunto de duas relações de overdrive (sobremarcha) melhoram o consumo de combustível e reduzem os níveis de ruído, vibração e aspereza.

 

Projetada para as especificações da Gladiator Rubicon, a transmissão automática de oito velocidades oferece uma relação de redução de 77,2:1. A capacidade de reboque e a performance 4x4 beneficiam de uma relação de transmissão na primeira velocidade de 4,7:1 que, aliada a uma relação de redução final de 4,1:1, resulta em capacidades imbatíveis.

 

 
Transmissão manual de seis velocidades

Todas as versões da Jeep Gladiator 2020 são equipadas, de série, com transmissão manual de seis velocidades. Esta caixa usufrui de um design exclusivo que utiliza relações de transmissão otimizadas para excecionais relações de redução máxima, utilizando comando de cabo, de modo a eliminar vibrações na alavanca e melhorar o isolamento acústico.

 

A posição da alavanca da caixa de velocidades assegura uma utilização cómoda e otimiza a precisão das mudanças. A diferença de relações de 4,41 garante excelente eficiência energética a altas velocidades e ótima aceleração, graças à qualidade e à precisão das mudanças.

 

Pick-up de médias dimensões com maiores capacidades de sempre, sem compromisos

A nova Jeep Gladiator 2020 oferece capacidades em todo o terreno lendárias, graças a dois avançados sistemas 4x4. O 4x4 Command-Trac, de série nas versões Sport e Overland, dispõe de caixa de transferência de duas velocidades com relação de velocidades baixas de 2,72:1 e robustos eixos dianteiro e traseiro Dana 44 de terceira geração, com relação do eixo traseiro de 3,73.

 

Na Gladiator Rubicon, o sistema 4x4 Rock-Trac dispõe de robustos eixos dianteiro e traseiro Dana 44 de terceira geração, com relação de transmissão "4LO" de 4:1. A relação de transmissão de 4,10 nos eixos dianteiro e traseiro é de série, tal como os diferenciais autoblocantes Tru-Lok.

 

As versões Gladiator Rubicon também oferecem melhor articulação e curso total da suspensão, graças à desconexão electrónica da barra estabilizadora, um exclusivo no segmento. Com a caixa manual de seis velocidades, que é de série, a Gladiator Rubicon oferece uma impressionante relação de redução máxima de 84,2:1, e de 77,2:1 na versão Rubicon equipada com a opcional transmissão automática de oito velocidades. Qualquer uma delas faz da ultrapassagem de obstáculos em trilhos uma brincadeira.

 

Tanto o sistema Command-Trac como Rock-Trac oferecem gestão permanente do binário, proporcionando excelente tração em condições de baixa aderência.

 

O diferencial traseiro de deslizamento limitado Trac-Lok, opcional nas versões Sport e Overland, fornece binário extra e mais aderência em situações de reduzida tração, como condução sobre pisos com areia, gravilha, neve ou gelo.

 

As versões Gladiator Sport, Overland e Rubicon ostentam o emblema Trail Rated, graças às lendárias capacidades 4x4 da Jeep, que incluem:

  • Sistema Command-Trac 4x4, com relação de redução de 2,72:1 de série nas versões Sport e Overland
  • Sistema Rock-Trac 4x4 com relação de redução "4LO" de 4:1 e bloqueio dos diferenciais Tru-Lok de série na versão Rubicon
  • Placas inferiores de proteção e ganchos de reboque dianteiro e traseiro
  • Para-choques traseiro de alta resistência em aço, de série no Rubicon, e, como opcional, para-choques dianteiro em aço, preparado para guincho com proteções de terminais amovíveis
  • Ângulo de ataque de 43,6º, ventral de 20,3º e de saída de 26º; distância ao solo de 28,2 cm
  • Disponíveis, como opcional, agressivas jantes off-road de 17"; as versões Rubicon dispõem, de série, de pneus de 33"
  • Até 76 cm de passagem a vau
  • Até 3.470 kg de capacidade de reboque e 725 kg de capacidade de carga

 


Robusta arquitetura de carroçaria sobre chassi na base da lendária versatilidade e durabilidade das pick-ups Jeep

A Jeep Gladiator recorre a uma série de expedientes para otimizar a condução, o comportamento dinâmico e o isolamento acústico e, simultaneamente, melhorar a economia de combustível, mesmo a rebocar ou a transportar carga. Graças à estrutura de carroçaria sobre chassi e ao soberbamente projectado sistema das suspensões de cinco braços, a Gladiator oferece capacidades 4x4 de referência, aliadas a níveis de dinâmica de condução em estrada, segurança dos passageiros, capacidade de reboque e de carga no topo da categoria 4x4.

 

O esquema de carroçaria sobre chassi da Gladiator recorre a materiais e engenharia de vanguarda, que oferecem uma estrutura leve e ao mesmo tempo robusta e durável, onde sobressai o novo chassi em aço leve de alta resistência. Comparado com o Jeep Wrangler de 4 portas, o chassi da Gladiator é 78 cm mais longo, enquanto a distância entre eixos mede mais 49 cm. A maior distância entre eixos e a posição recuada da caixa de carga em relação ao eixo traseiro permitem uma melhor distribuição do peso e viagens mais confortáveis quando se transporta carga. Os sistemas de aceleração, travagem, alimentação e escape foram alongados para suportar as modificações necessárias para adaptar o fiável design de carroçaria sobre chassi à pick-up de médias dimensões com maiores capacidades de sempre. 

 

A tradicional caixa de carga em aço utiliza quatro travessas, também em aço, para reforçar o pavimento de carga, dispondo a porta traseira, em alumínio, de sistema de amortecimento. A funcionalidade e a versatilidade são maximizadas com robustos pontos de fixação integrados, iluminação do pavimento sob as calhas e, como opcional, fonte de alimentação externa com revestimento.

 

Para proteger componentes críticos do veículo quando percorre trilhos, incluindo o depósito de combustível, a caixa de transferência e o depósito de óleo da transmissão automática, a Gladiator emprega barras e quatro placas inferiores de protecção. A versão Rubicon beneficia da utilização de robustas protecções laterais inferiores tubulares em aço, para limitar potenciais danos na carroçaria em percursos de trilhos. E dispõe ainda de proteções inferiores nos cantos da caixa de carga, um exclusivo no segmento.

 

A utilização de alumínio leve de alta resistência nas portas, dobradiças, capô, para-choques, proteções das cavas das rodas, estrutura do para-brisas e porta traseira contribuem para reduzir o peso do veículo e o consumo de combustível. Entre outras soluções que a equipa de engenheiros da Jeep encontrou para reduzir o peso está a utilização de tubos ocos, de barras de ligação lateral e de barras estabilizadoras, além de apoios do motor e engrenagens do volante em alumínio.

 

A Gladiator utiliza a experimentada configuração de suspensões de cinco braços, com a suspensão dianteira caracterizada pela utilização de um braço de controlo lateral e quatro braços de controlo longitudinal. As barras de ligação lateral a toda a largura, fabricadas com aço forjado, controlam o movimento lateral do eixo com mudanças mínimas do ângulo durante o curso da suspensão.

 

A geometria da suspensão traseira de cinco braços, exclusiva da Gladiator, configura dois braços superiores e dois braços inferiores em aço forjado, para controlo longitudinal, e uma barra para controlo lateral do eixo. Os braços de controlo estão colocados sob as calhas do chassi, enquanto os amortecedores traseiros estão orientados para a frente, visando fornecer um amortecimento consistente com o conforto em viagem e a gestão da carga.

 

As molas foram reguladas para proporcionar o devido equilíbrio entre comportamento em estrada e viagens em cidade confortáveis, com ou sem carga, e as lendárias capacidades em todo o terreno. Conforto em andamento, controlo da oscilação, comportamento dinâmico, capacidade de carga e de reboque são notavelmente potenciados graças à regulação dos amortecedores, à disposição dos pontos rígidos e à estratégia de montagem da carroçaria.

 

Um ângulo de ataque de 43,6º, ventral de 20,3º e de saída de 26º, bem como a distância ao solo superior a 28,2 cm, permitem à Gladiator ir a qualquer lado.

 

A Gladiator beneficia ainda de uma passagem a vau de 76 cm, de uma carga máxima útil de 725 kg e de capacidade máxima de reboque de 3.470 kg, graças à funcionalidade Max Towing Package, disponível como opcional.

 

Disponibilidade de mais de 80 avançados dispositivos de segurança e proteção

A segurança e a proteção foram primordiais no desenvolvimento da nova Jeep Gladiator 2020, que propõe mais de 80 dispositivos de proteção e de segurança ativa e passiva. Os conteúdos disponíveis incluem Monitorização dos Ângulos Mortos e Deteção de Veículos em Aproximação Posterior, câmara frontal para todo o terreno e, de série, câmara de visão traseira ParkView com grelha de linhas dinâmicas, Cruise Control Adaptativo e controlo de estabilidade eletrónico (ESC) com sistema eletrónico anticapotamento.

 

Sistema Uconnect de quarta geração com tecnologia de vanguarda

A novo Jeep Gladiator 2020 propõe três sistemas Uconnect - Uconnect 5", 7" e 8,4" NAV - que oferecem ao condutor e passageiros conteúdos de informação, entretenimento e navegação conforme os seus desejos, incluindo painel de instrumentos LED totalmente a cores.

 

O sistema Uconnect inclui dispositivos de fácil utilização, processador mais potente, maior rapidez de resposta e ecrãs tácteis com imagens em alta resolução.

 
Conteúdos Apple CarPlay e Android Auto

A nova Jeep Gladiator 2020 está disponível com os sistemas Uconnect 7.0 ou 8.4 NAV e inclui os novos conteúdos Apple CarPlay e Android Auto.

 
Apple CarPlay

Integra na perfeição um iPhone com o visor e os controlos do veículo, além de dispor de comandos de voz Siri. Um condutor com iPhone pode fazer chamadas, aceder a música, enviar e receber mensagens e dispor de navegação guiada por voz optimizada, em função das condições do trânsito, mantendo-se concentrado na estrada.

 
Android Auto

O sistema partilha informações úteis durante a condução e facilita o acesso à melhor tecnologia Google. Dispõe de Google Maps com navegação gratuita guiada por voz, informações de trânsito em tempo real, assistência à manutenção na faixa de rodagem, acesso, a pedido, a 30 milhões de músicas com o Google Play Music, possibilidade de efetuar chamadas ou enviar e receber mensagens mantendo as mãos no volante, bem como fazer qualquer pergunta ao Google Search. O Android Auto também facilita o acesso a aplicações populares e a conteúdos a partir do ecrã tátil do sistema Uconnect.

 

Condutor e passageiros dispõem de um manancial de conteúdos de informação e entretenimento na ponta dos dedos com o Rádio SiriusXM, Travel Link, e Serviços de Trânsito e Conectados que fornecem indicações em tempo real.

 


Produção

A nova Gladiator é fabricada em Toledo, Ohio, de cuja linha de montagem saem veículos Jeep desde 1941. A nova pick-up será produzida "em casa", na fábrica sul do Toledo Assembly Complex, onde o Jeep Wrangler JK foi construído até Abril de 2018. A Toledo South Assembly Plant, fábrica que também tem sido conhecida como Toledo Supplier Park, foi construída em 2005, abrançando um inovador conceito em que os fornecedores e os parceiros fabricavam e geriam o principal processo de produção dentro das instalações físicas da fábrica. A FCA US utilizará o mesmo sistema para produzir a nova pick-up Jeep, trabalhando com os fornecedores originais. As empresas Kuka e Hyundai Mobis fornecerão, respetivamente, a carroçaria e o chassi. O início da produção está previsto para a primeira metade de 2019.

 

A capacidade de produção da nova pick-up foi criada deslocando a produção da próxima geração do Jeep Wrangler para o lado norte do Toledo Assembly Complex, como parte de um plano de industrialização de 4,5 milhões de dólares para realinhar a produção de base da empresa nos EUA, de modo a expandir as marcas Jeep e Ram. A FCA US investiu 700 milhões de dólares para reequipar a fábrica do norte e acrescentou mais de 700 novos postos de trabalho para suportar a produção do novo Wrangler.

 


Um rico património de pick-ups Jeep robustas e fiáveis

A nova Gladiator 2020 é o mais recente membro de uma longa linha de pick-ups Jeep que começou em 1947, quando Willys Overland introduziu uma pick-up de uma tonelada com tração às quatro rodas baseada no modelo CJ-2A. Com mais de 40 anos de rico património onde se inspirar, a Gladiator é a mais recente de uma longa família de pick-ups Jeep que inclui: 

  • Jeep Pickup: 1947-1965
    Pick-up com distância entre eixos de 300 cm que não sofreu grandes modificações de produto. Foi a primeira tentativa de Willys-Overland de diferenciar a marca Jeep da CJ.
  • Jeep FC-150/170 Pickup: 1957-1965
    Esta série de veículos Jeep Forward-Control era essencialmente pick-ups destinadas ao trabalho - com distância entre eixos de 207 cm para o FC-150 e de 263 cm para o FC-170. Não sofreu grandes alterações ao longo do seu ciclo de vida, embora alguns modelos de 1959 e 1960 apresentassem eixos dianteiro e traseiro flutuantes e algumas unidades FC-170 incluíssem rodas traseiras duplas e transmissão manual de quatro velocidades.
  • Jeep Gladiator/J-Series Pickup: 1963-1987
    Parecida com o modelo Wagoneer, a Gladiator estreou-se em 1963 tanto na forma de 304 cm (J-200) como de 230 cm (J-300) e dispunha de caixa de transferência Dana 20 e de eixo dianteiro e traseiro Dana 44. O nome Gladiator foi abandonado em 1972.
  • Jeep CJ-8 Scrambler: 1981-1985
    Lançado em 1981, o modelo Scrambler era um Jeep similar ao CJ-7, mas com maior distância entre eixos. Conhecida internacionalmente como CJ-8, a Scrambler estava disponível tanto em versão com capota maleável como com capota rígida. Foram construídas menos de 30.000 unidades deste modelo, que é extremamente apetecível entre colecionadores.
  • Jeep Comanche (MJ): 1986-1992
    Baseada na plataforma do Cherokee e com equipamento similar, a pick-up recebeu uma caixa de carga de 182 cm em 1987. Os últimos modelos ofereciam tração às quatro rodas Selec-Trac® ou Command-Trac.

 

 

Mopar/Jeep Performance Parts

A Mopar oferecerá mais de 200 novas ou redesenhadas Jeep Performance Parts e acessórios para que os proprietários possam personalizar a nova Jeep Gladiator 2020 logo no lançamento. Os produtos Mopar incluirão conteúdos dedicados ao lifestyle ativo, acessórios próprios para pick-ups, como cobertura da caixa de carga e revestimento envernizado com spray, elementos dedicados à performance, como kits de elevação, luzes para off-road, proteções laterais inferiores, jantes de todo o terreno e muito mais - tudo desenvolvido especificamente para a nova Jeep Gladiator.

 

As peças e acessórios Mopar para a Gladiator dispõem de garantia de fábrica e foram criados em estreita colaboração com a engenharia e design de produto da Jeep, através de dezenas de milhares de horas de desenvolvimento, testes e homologação. Foram respeitados os mais rigorosos padrões e dados exclusivos de fábrica - informação não disponível para o aftermarket - para integrar na perfeição as peças e acessórios Mopar com a Gladiator e oferecer o adequado equipamento, acabamento e qualidade, desde a cor, o grão, a estética e o perfil de cada produto.

 

últimos vídeos

pesquisa avançada

Procurar...

De
Para
Procurar

Imagens


Download

Imagens relacionadas


Anexação de Ficheiros