03 maio 2019

Jeep® Grand Cherokee Trackhawk Estabelece Recorde de Velocidade de um SUV em Piso de Gelo no Lago Baikal

 

  • A viatura atingiu a velocidade de 280 km/h.
  • A elevada velocidade foi possível graças ao motor 6.2 V8 de 710 cv.
  • No Lago Baikal, o Grand Cherokee Trackhawk com sistema de travagem Brembo revelou incomparável aderência em gelo.
  • O recorde foi estabelecido de acordo com as regras da Federação Internacional do Automóvel (FIA) e confirmado pela Federação Russa do Automóvel (FAR).

 

Na edição de 2019 do tradicional Festival de Desportos Motorizados "Speed Days on the Baikal Ice", realizado na Rússia, o Jeep® Grand Cherokee Trackhawk estabeleceu o recorde de velocidade de um SUV em piso de gelo.

 

De acordo com os dados confirmados pela Federação Russa do Automóvel (FAR), o Jeep Grand Cherokee Trackhawk registou uma velocidade média, numa distância de 1 km, de mais de 257 km/h com partida lançada e uma velocidade média superior a 100 km/h com partida de posição parada. A velocidade máxima sobre gelo, segundo os rastreadores GPS, foi de 280 km/h.

 

O Jeep Grand Cherokee Trackhawk confirma-se, assim, como o mais potente SUV de produção em série do mundo. Sob o capô, esconde-se um motor 6.2 V8 de 710 cv. Apesar das imponentes dimensões, o Trackhawk acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 290 km/h.

 

A participação nesta prova representa uma severa exigência para o sistema de travagem, devido às especificidades do gelo de Baikal. À luz do sol, a superfície do lago encontra-se coberta por uma película de água que reduz a aderência ao piso. No entanto, mesmo nestas condições, o Grand Cherokee Trackhawk apresentou excelentes resultados a travar, graças ao sistema Brembo com travões dianteiros de grandes dimensões.

A tração foi garantida pelo sistema integral Jeep Quadra-Trac, que inclui diferencial traseiro eletrónico de deslizamento limitado e caixa de transferência de uma velocidade, e pelo sistema Selec-Track com cinco modos dinâmicos de condução - Auto, Sport, Track, Snow e Tow -, que permite que o condutor escolha a configuração ideal em função das exigências do piso e das condições ambientais, incluindo condução em gelo.

 

Antes da prova, foram removidos do Grand Cherokee Trackhawk os elementos desnecessários, e foi verificado se o combustível era suficiente.

 

Todas as voltas foram efetuadas de acordo com os regulamentos da FIA Russa. A velocidade média máxima foi medida numa distância de 1 km com partida lançada; os condutores tinham de percorrer 1 km no meio da pista à máxima velocidade possível e 1 km com partida de posição parada. As regras ditaram também que era necessário passar pelos pontos de cronometragem em ambas as direções, para que os juízes pudessem calcular o resultado médio. O comprimento total da pista era de 12 km, de modo a permitir as necessárias acelerações e travagens.

 

A velocidade absoluta máxima alcançada em cada volta foi incluída no Livro de Recordes oficial da Rússia.

 

A primeira edição do festival "Speed Days on the Baikal Ice" realizou-se em 2011. Ao longo de oito anos, foram estabelecidos mais de 20 recordes de velocidade no gelo em Baikal, em diferentes categorias de viaturas. Todas as provas são tradicionalmente realizadas sobre gelo natural e a preparação da pista limita-se à remoção de obstáculos (neve amontoada, elevações) que possam colocar em causa a segurança de pilotos ou de juízes. Os resultados são registados por juízes credenciados pela FAR, utilizando equipamento de cronometragem aprovado pela FIA.

últimos vídeos

pesquisa avançada

Procurar...

De
Para
Procurar

Imagens


Download

Imagens relacionadas


Anexação de Ficheiros


Links