21 dezembro 2018

Em 2019, o Abarth 124 rally manterá o protagonismo no panorama da competição internacional, participando no Campeonato Europeu de Ralis

• A Abarth Rally Cup 2019, com novas regras, será constituída por seis provas escolhidas entre os ralis do Campeonato Europeu de Ralis (European Rally Championship - ERC).
  • Com mais de 40 vitórias na categoria, em 2018 o Abarth 124 rally trouxe o excitante espetáculo das viaturas de tração traseira para esta emocionante modalidade, tornando-se o alvo a abater na classe R-GT.

Depois de uma época extremamente bem-sucedida, que culminou com a vitória na Taça FIA R-GT do Campeonato Europeu de Ralis e em 11 campeonatos nacionais da categoria, em 2019 o Abarth 124 rally propõe-se continuar a brilhar e a defender os títulos conquistados. O empenho a nível internacional será no ERC, em que o campeonato monomarca Abarth Rally Cup 2019 será integrado.

Esta competição monomarca será constituída por seis provas válidas para o título europeu, quatro das quais em asfalto e duas em terra. As seis provas que integram o calendário FIA-ERC (sujeito a confirmação da FIA WMSC) são as seguintes:

• Rali das Ilhas Canárias (Espanha), 2-4 de maio, asfalto;
  • Rali Liepāja (Letónia), 24-26 de maio, terra;
  • Rali da Polónia (Polónia), 28-30 de Junho, terra;
  • Rali de Roma Capital (Itália), 19-21 de Julho, asfalto;
  • Rali Barum Czech Zlín (República Checa), 16-18 de agosto, asfalto;
  • Rali da Hungria (Hungria), 1-3 de novembro, asfalto.

Ambos os pisos, terra e asfalto, são perfeitamente apropriados para as características do roadster do Escorpião que, como provou este ano, é competitivo e fiável em todos os tipos de terreno. De facto, foi em estradas sinuosas, com pouca ou difícil aderência, que as suas excelentes características de facilidade de condução, tração e equilíbrio se evidenciaram, levando a que, em muitas ocasiões, o Abarth 124 fosse mais rápido do que viaturas de tração às quatro rodas mais potentes e - teoricamente - com melhores performances. Aconteceu, por exemplo, no lendário Rali de Montecarlo, onde Andrea Nucita e Marco Vozzo registaram um incrível 4.º tempo da geral - muito mais rápido do que as viaturas WRC Plus oficiais - na etapa especial mais difícil do rali, em que o piso estava muito escorregadio, com muito gelo e neve.

A experiência adquirida encorajou os engenheiros da Abarth a desenvolverem ainda mais o projeto e a amadurecerem as performances do modelo. O 124 rally está pronto para assumir um papel de concorrente de topo em qualquer prova e em todos os tipos de piso. O Abarth 124 rally está agora disponível ao preço de 110.000€, incluindo taxa de participação no Campeonato ERC.

A propósito da nova época, Luca Napolitano, Responsável das marcas Fiat e Abarth para a Região EMEA, comentou: "Em apenas duas épocas, o Abarth 124 rally afirmou-se como o alvo a abater na classe R-GT, entusiasmando os espetadores e vencendo em todos os terrenos. Ralis com o de Montecarlo e o da Córsega trouxeram ótimas recompensas: no Principado, o 124 Abarth terminou entre os WRC na etapa especial mais difícil, classificando-se no 4.º lugar da geral, enquanto na Córsega, além de o 124 rally ter conquistado a vitória, os outros quatro carros em competição viram, um após outro, a bandeira de xadrez. No próximo ano pretendemos melhorar os resultados alcançados em 2018, continuando a ser protagonistas a nível internacional no ERC com a nossa Cup. Em cada prova, teremos a nossa própria área de hospitalidade Abarth, que será o ponto de encontro para pilotos e fãs do Escorpião. Além disso, forneceremos às equipas apoio em tempo real, graças ao serviço de peças durante a prova e à cobertura total do nosso staff técnico." Luca Napolitano continuou: "A competição sempre foi central para a identidade Abarth, personificando os seus valores, e permite-nos reforçar a ligação entre a história e o futuro da marca. Por outro lado, assim podemos testar inovações técnicas e novas tecnologias nas mais duras condições de desenvolvimento, preparando-as para serem transferidas para os modelos de produção em série, pois queremos oferecer aos nossos clientes produtos cada vez mais fiáveis e com melhores performances."

Em dois anos de competição, o Abarth 124 rally já conta com 50 vitórias na categoria R-GT, afirmando-se como soberano dos veículos GT. Um palmarés alcançado graças a uma série de impressionantes sucessos no seu campo, frequentemente combinados com excelentes lugares na classificação geral. Além disso, o Abarth 124 rally ajuda a tornar o campeonato mais espetacular e a aumentar o número de concorrentes na Taça FIA R-GT (na prática, o campeonato mundial de GT), que o Abarth 124 rally venceu com a equipa francesa Raphael Astier/Frédéric Vauclare do Team Milano Racing.

Os prémios são muito tentadores, com 12.000 € para o 1.º classificado da classe R-GT em cada prova, 10.000€ para o 2.º, 8.000€ para o 3.º e 4.000€ para o 4.º. O vencedor do Troféu ganha um prémio final de 30.000€.

As regras completas da Abarth Rally Cup 2019 serão publicadas oportunamente.

A Abarth Rally Cup 2019 insere-se no FIA-ERC, patrocinado pelo canal de TV Eurosport, que dá aos participantes um elevado grau de visibilidade. As equipas e pilotos da Cup serão apoiados, durante as provas, pela própria Abarth, com a "Scorpion village" a providenciar áreas de assistência a equipas privadas, uma área de hospitalidade e um furgão Abarth com serviço de peças. Além da Abarth Rally Cup, as viaturas poderão competir em todas as provas da FIA e nos campeonatos nacionais que admitem a categoria R-GT. Isto permite que pilotos e equipas otimizem o seu investimento, tentando conquistar os generosos prémios da Cup e participando ainda, na mesma época, noutros campeonatos nacionais e internacionais.

A Cup oferecerá ainda espetáculo e emoções aos fãs do Escorpião que gostam de assistir a ralis. Os entusiastas da Abarth poderão cultivar a sua paixão pela marca conversando com os pilotos, sentando-se a seu lado durante os fins de semana de provas e testando viaturas de produção todos os fins de semana - por outras palavras, experimentando "em primeira mão" as performances e vendo de perto como a tecnologia é transferida da pista para a estrada. Exemplo disso é o novo Abarth 124 GT, a série especial que combina as emoções ao volante que só um verdadeiro roadster consegue oferecer com a sinuosa elegância de um coupé, graças à capota rígida leve, segura e de alta tecnologia, a única no mercado em fibra de carbono, exatamente igual à que equipa a versão de rali.

últimos vídeos

pesquisa avançada