12 abril 2019

"Alfa Romeo Racing" celebra o 1000.º Grande Prémio na História da F1

 

A Alfa Romeo, vencedora do primeiro Grande Prémio e do primeiro campeonato na história da Fórmula 1, presta homenagem à mais importante competição do desporto automóvel, que conta com milhões de entusiásticos fãs em todo o mundo. A milésima prova realizar-se-á no domingo, 14 de abril, na China.

 

A longa e entusiasmante história da Fórmula 1 começou em 1950, quando a modalidade se tornou global com o primeiro "Campeonato Mundial de Fórmula 1" que, na verdade, foi quase exclusivamente disputado em circuitos europeus. A primeira prova decorreu nas curvas de Silverstone, consagrado local do Grande Prémio da Grã-Bretanha e ainda hoje um dos mais importantes circuitos. Foi há 69 anos, no dia 13 de maio, e desde então o mundo do automóvel mudou radicalmente. Só dois fatores se mantêm iguais. O entusiasmo do público e a presença da Alfa Romeo na grelha de partida, tanto no primeiro como no milésimo Grande Prémio.

 

A equipa de competição da Alfa Romeo apresentou-se com quatro monolugares 158, conduzidos por Giuseppe "Nino" Farina, Juan Manuel Fangio, Luigi Fagioli e Reg Parnell, este último como homenagem ao país anfitrião. As viaturas ficaram nos quatro primeiros lugares nas provas de qualificação e ocuparam toda a linha da frente da grelha de partida.
Olhando para esses dias, o engenheiro da Alfa Romeo Giuseppe Busso declarou, uma vez, que o verdadeiro problema para a equipa dos três "F" - Farina, Fangio e Fagioli - era estabelecer a ordem no pódio. O Alfa Romeo 158 debitava 350 cv de potência e atingia 290 km/h de velocidade máxima. Nesse histórico 13 de maio, Nino Farina conquistou a "pole position", a volta mais rápida e a prova.

 

No fim do campeonato, o 158 tinha ganho seis das sete provas válidas para a classificação, não tendo participado nas 500 Milhas de Indianópolis, como todos os construtores europeus. A Alfa Romeo permaneceu invicta depois da primeira prova no GP de Silverstone, conquistando os três primeiros lugares da classificação. Nino Farina foi o primeiro campeão da recém-formada Fórmula 1. Um sucesso repetido no ano seguinte, quando também o monolugar 159 venceu o título, dessa vez graças ao campeão Juan Manuel Fangio.

 

Desde então, a lenda desportiva da Alfa Romeo tem somado uma série de vitórias e de lugares no pódio em muitos campeonatos internacionais, incluindo o de Fórmula 1. O emblema da "serpente" regressou nas duas últimas épocas, exibindo-se nos circuitos de todo o mundo. Depois de um progresso contínuo e do 8º lugar conquistado na última época, que marcou o regresso à competição, este ano a nova equipa "Alfa Romeo Racing" continuará a levar a tradição da excelência técnica típica da Alfa Romeo para o topo da competição automóvel.

 

A equipa "Alfa Romeo Racing" vai contar com Giovinazzi Antonio, marcando o regresso de um piloto italiano ao volante de um Fórmula 1 após oito anos sem uma presença regular, e com o Campeão Mundial de 2007 Kimi Räikkönen, que pontuou nas duas primeiras provas. Continua, assim, a lenda do Quadrifoglio, o emblema com o trevo verde de quatro folhas que identifica, desde 1923, os modelos Alfa Romeo de melhores performances.

últimos vídeos

pesquisa avançada

Procurar...

De
Para
Procurar

Imagens


Download

Imagens relacionadas


Anexação de Ficheiros


Links