Inscreva-se na newsletter

Inscreva-se na newsletter de Stellantis Communications e fique atualizado sobre todas as novidades

30 mai. 2019

A contínua evolução da Jeep®

• Lago de Garda, nas proximidades do Castelo Lonato, oferece um espetacular cenário para a exclusiva antestreia do novo Jeep® Renegade híbrido plug-in (PHEV). • A nova tecnologia PHEV intensifica os valores da marca Jeep: por um lado, aplicada à versão Trailhawk, aumenta ainda mais a performance do modelo em off-road; por outro lado, realça o comportamento da gama Jeep nas deslocações do dia-a-dia.

A contínua evolução da Jeep®

 

  • Lago de Garda, nas proximidades do Castelo Lonato, oferece um espetacular cenário para a exclusiva antestreia do novo Jeep®Renegade híbrido plug-in (PHEV).
  • A nova tecnologia PHEV intensifica os valores da marca Jeep: por um lado, aplicada à versão Trailhawk, aumenta ainda mais a performance do modelo em off-road; por outro lado, realça o comportamento da gama Jeep nas deslocações do dia-a-dia.
  • A marca escolheu um local especial para apresentar os mais recentes produtos, incluindo o novo nível de equipamento Trailhawk nos modelos Compass e Cherokee, e proporcionar o inesperado prazer de conduzir num ambiente do quotidiano o novo Jeep Wrangler.
  • Jeep Compass, o modelo mais cosmopolita de toda a gama Jeep, apresenta o novo nível de equipamento Trailhawk para sair da selva urbana e explorar a natureza.
  • Destaque para o Jeep Cherokee - 45 anos de história e 4 milhões de viaturas vendidas em todo o mundo. Novos na gama são o motor a gasolina 2.0 turbo de injeção direta com 272 cv e a versão especializada em todo o terreno Trailhawk, que conquistou o emblema "Trail Rated" ao enfrentar com sucesso alguns dos mais difíceis percursos do planeta.
  • O icónico Wrangler, com os seus 270 cv do motor 2.0 a gasolina ou os 200 cv do motor 2.2 turbo diesel com transmissão automática de oito velocidades, prova a sua agilidade também no trânsito citadino. Pela primeira vez, é equipado com dois úteis conteúdos para a condução diária - Alerta de Colisão Frontal e Cruise Control Adaptativo.
  • Jeep, uma marca amada pelas mulheres: mais de 20% dos clientes Jeep são mulheres que se identificam com os valores da marca americana.
  • Estará também presente no evento internacional um Jeep Renegade 2019 personalizado com Acessórios Originais Jeep® Desenvolvidos pela Mopar®.

 

Nunca houve um momento de monotonia na Jeep® e 2019 é o ano de uma evolução que mantém a fidelidade aos valores que estão no âmago da marca há quase 80 anos. A Jeep sempre foi pioneira em novos segmentos de mercado e em novas tecnologias: a sua lenda começou em 1941 com o Willys-Overland, o primeiro veículo com tração 4x4, seguido em 1946 pelo Willys Wagon, o primeiro a introduzir o conceito de Sport Utility Vehicle. Desde então, a sua supremacia em termos de destreza em todo o terreno nunca foi contestada. Conforto, comportamento dinâmico e conectividade têm vindo a aumentar ao longo do tempo, em paralelo com as performances em todo o terreno dos SUV Jeep.

Hoje, a Jeep dá mais um passo em frente, seguindo um incessante percurso em direção à eletrificação integrada com a imbatível configuração técnica de cada SUV Jeep e faz do Jeep Renegade uma viatura de absoluta liberdade, capaz de elevar as suas qualidades até um novo nível, através de uma das mais avançadas tecnologias ecológicas.

Uma tempestade inesperada, uma intensa queda de neve ou, mais simplesmente, uma estrada acidentada. Todos os dias, no nosso carro, somos chamados a enfrentar as usuais aventuras urbanas que, por vezes, transformam uma normal deslocação num desafiado. Contudo, bastaria contar com os SUV Jeep, os únicos veículos capazes de assegurar viagens confortáveis e seguras em todas as condições meteorológicas ao longo de todo o ano, no asfalto ou nos trilhos, em grandes cidades ou em pequenas localidades, porque são equipados com tecnologia desenvolvida nos mais inacessíveis e inóspitos locais.

Portanto, enquanto os esforços mais extremos são normais para os pioneiros do todo o terreno, há outra normalidade que torna um SUV Jeep perfeito para a vida do dia-a-dia, para levar as crianças à escola ou para ir para o trabalho por uma estrada congestionada. Por outras palavras, sentar-se ao volante de um Jeep significa ser capaz de fugir à rotina diária, com completa tranquilidade, saboreando uma ideia de liberdade que pode ser menos radical mas não menos excitante. Um dos segredos do sucesso de um SUV Jeep é poder contar com lendárias capacidades em todo o terreno e avançado equipamento de segurança, pois, mesmo em normais contextos, como as ruas de uma capital europeia, ou em trilhos de terra na montanha, pode por vezes ser necessária a intervenção da mais sofisticada tecnologia para superar obstáculos inesperados.

Para satisfazer as exigências de clientes que procuram um SUV Jeep ainda mais eficiente e mais confortável, particularmente para trajetos diários, a marca continua a inovar a categoria SUV que ela própria criou. Sem renunciar às reconhecidas capacidades da marca em todo o terreno, hoje a gama Jeep distingue-se no mercado como uma das mais recentes e mais completas, com cinco modelos representantes dos principais segmentos da categoria. A evolução baseia-se numa abordagem sem compromissos, apreciada pelos clientes de toda a Região EMEA, como confirmam os resultados de vendas. No primeiro trimestre de 2019, a Jeep continuou a crescer, totalizando 45 900 novas matrículas na Europa (mais 4700 do que no primeiro trimestre de 2018) e consolidando a sua quota de mercado. Isto significa mais um ano com um crescimento de dois dígitos (+11,4% ano-a-ano), excedendo a média da indústria nos principais mercados, como a Alemanha e a Espanha. Além disso, as vendas subiram em quase todos os modelos Jeep, com desempenho particularmente notável do Jeep Cherokee e do Jeep Wrangler.

De destacar, também, o apreço demonstrado pelas clientes do sexo feminino em relação à Jeep. De facto, mês após mês, a marca tem vindo a registar um aumento nesta categoria de clientes, que atualmente excede 20% do total de compradores que escolhem um veículo da gama Jeep. Prova de que os valores da marca podem conquistar as mulheres, que vêem na Jeep um reflexo da sua identidade.

Para apresentar toda a gama e as mais recentes novidades, a marca americana está a promover um evento nas cercanias do maravilhoso Lago de Garda, em Itália. O evento celebra o lado inesperado dos SUV Jeep: o lado que oferece mais conforto e performances capazes de aumentarem o prazer de condução nas normais deslocações quotidianas.

 

Compass, o mais cosmopolita de todos os modelos Jeep, agora também no nível de equipamento Trailhawk

Destaque também para o Jeep Compass, recordista da Jeep na Europa, com 20 600 unidades vendidas no primeiro trimestre do ano (+11,5% em comparação com o primeiro trimestre de 2018). Para continuar a ser líder, o modelo tornou-se ainda mais interessante, combinando as reconhecidas capacidades Jeep em todo o terreno e a excelente dinâmica de condução com o design intemporal ao mais genuíno estilo Jeep e conteúdos de alta tecnologia. Por exemplo, todas as versões estão disponíveis com os novos motores diesel e a gasolina com homologação E6D-Temp e oferecem os mais avançados sistemas de informação e entretenimento, incluindo o novo Rádio de 7" com Apple Car Play/Android Auto, oferecidos de série a partir do nível de equipamento Longitude. Uma das mais significativas novidades da gama Compass é o nível de equipamento Trailhawk, dedicado a quem está cansado da selva urbana e deseja explorar a natureza. Assim, o mais cosmopolita de todos os modelos Jeep transforma-se num puro todo o terreno, graças ao equipamento específico para condução em fora de estrada, incluindo o sistema 4x4 Jeep Active Drive Low, com relação de redução de 20:1 no exclusivo modo Selec-Terrain Rock. Propulsionado por um motor 2.0 de 170 cv com transmissão automática de nove velocidades, o Compass Trailhawk oferece um abrangente equipamento de série, que inclui sistema UconnectTM NAV de 8,4" com Apple CarPlay e Android Auto.

 

Novo Cherokee Trailhawk, o incontestado pioneiro na categoria

Com 45 anos de história e 4 milhões de viaturas vendidas em todo o mundo, o Jeep Cherokee, além de ser o SUV com melhores capacidades na sua categoria, é também um dos mais versáteis SUV de dimensões médias do mercado. Atualmente, continua a ser um dos modelos Jeep mais apreciados pelos clientes europeus. No primeiro trimestre, as vendas aumentaram cerca de 33% em comparação com análogo período de 2018. O mérito pertence à significativa renovação realizada no ano transato em termos de design, funcionalidade, performance, conectividade, segurança e sistemas de assistência à condução. Uma das principais evoluções foi a recente estreia no Salão do Automóvel de Genebra do motor a gasolina 2.0 turbo de injeção direta, que proporciona eficiência energética e excelentes performances nas aventuras quotidianas, agora disponível nos stands da Jeep em toda a Europa. Com 272 cv de potência e 400 Nm de binário, o novo motor completa a gama de propulsores disponíveis no mercado europeu. O motor a gasolina 2.0 é acoplado a transmissão automática de nove velocidades e, dependendo do mercado, é oferecido com opção entre três sistemas de tração integral: Jeep Active Drive I, Jeep Active Drive II e Jeep Active Drive Lock. O novo motor 2.0 de 272 cv equipa também a imparável versão Trailhawk que completa a inovadora família de versões especializadas em todo o terreno, oferecendo maior destreza em condução com tração 4x4 para clientes que procuram o melhor em termos de desempenho em percursos fora-de-estrada. A versão Trailhawk exibe também o famoso emblema "Trail Rated", concedido apenas depois de os modelos passarem por uma série de severos testes nalguns dos mais difíceis percursos do mundo.

 

Wrangler, o Jeep de melhores capacidade de sempre

Equipado com os mais sofisticados conteúdos off-road, o icónico Wrangler é o modelo com melhores capacidades de sempre nas ruas da cidade de todos os dias, graças aos otimizados níveis de conforto, conectividade e comportamento dinâmico. Em suma, o modelo mais apropriado para aventuras em trilhos fora dos circuitos habituais é também uma viatura muito ágil no trânsito urbano, oferecendo um sofisticado comportamento dinâmico na utilização quotidiana. A par do motor diesel 2.2, oferece agora um novo motor 2.0 turbo a gasolina de quatro cilindros em linha, particularmente apropriado para a condução em cidade. Este motor a gasolina oferece débito fluido de potência (270 cv a 5250 rpm e binário de 400 Nm a 3000 rpm), sendo equipado com tecnologia Stop-Start e transmissão automática de oito velocidades. Além disso, pela primeira vez na história, o Wrangler de nova geração oferece Alerta de Colisão Frontal e Cruise Control Adaptativo, dois dispositivos de segurança muito úteis na condução do dia-a-dia (ambos propostos como opcionais). No primeiro trimestre do ano, as vendas do Jeep Wrangler mais que duplicaram em comparação com análogo período de 2018, depois de terem já duplicado as vendas no ano de 2018 em relação a 2017. Este sucesso é ainda confirmado por diversos prémios internacionais atribuídos por publicações europeias.

 

Jeep Renegade 2019 personalizado com Acessórios Originais Jeep® desenvolvidos pela Mopar®

Destaque ainda para a exposição, na apresentação internacional, de um Jeep Renegade 2019 personalizado com conteúdos selecionados entre os mais de 130 acessórios desenvolvidos para o modelo pela Mopar, a marca dedicada aos produtos e serviços disponibilizados em pós-venda para todos os veículos do grupo FCA. Estes produtos oferecem diversos níveis de personalização, de modo a expressar a dupla alma do modelo - a urbana e a off-road.

Exteriormente, o Renegade distingue-se pela carroçaria branca com um original autocolante "camuflagem" no capô e, como opcional, grelha frontal em Cinzento Acetinado e capas dos retrovisores que podem ser configuradas no veículo no momento da compra, graças à inovadora Mopar Custom Shop.

Esta versão ostenta também o emblema da Jeep® Performance Parts (JPP), que identifica os acessórios especialmente desenvolvidos pela Mopar para assegurar máxima proteção e excelentes performances em off-road, como placas de proteção da transmissão, placas de proteção inferiores laterais, palas de lama posteriores e exclusivo kit de pedais. A personalização é ainda realçada por frisos laterais, jantes em liga de 19", embaladeira traseira e molduras no defletor dianteiro e no interior.

 

Renovado em 2018, o Jeep Renegade 2019 oferece duas novidades - o novo motor 1.3 Turbo T4 de 180 cv com transmissão automática de nove velocidades e tração às quatro rodas e a nova série especial S, que acrescenta um fascínio desportivo e cosmopolita ao modelo. De referir, em especial, no novo Renegade S, as exclusivas aplicações em Cinzento Granite Crystal, as jantes específicas de 19" e o interior com bancos premium e volante all black. A nova versão S vem também ampliar a gama do premiado Renegade, recentemente nomeado "SUV Urbain de l'Année 2019" em França, além de continuar a ser um dos modelos Jeep de maior sucesso na Europa, com 20 300 unidades vendidas no primeiro trimestre do ano (+7,6% do que no primeiro trimestre de 2018). Contribuindo para o seu sucesso comercial, é de referir a nova e eficiente gama de motores, o design renovado, os melhores níveis de conectividade e funcionalidade e toda uma série de avançados sistemas de assistência à condução e à segurança, de série em toda a gama.

 

Jeep Grand Cherokee, sistema de informação e entretenimento atualizado e potente versão Trackhawk

O Grand Cherokee, o SUV mais premiado de sempre, criou a categoria "Premium SUV" há 27 anos e, com mais de 6,4 milhões de unidades vendidas desde o lançamento, continua a ser a referência na sua classe. Qual é o segredo? Ao longo dos anos, tem sido regularmente enriquecido com novos conteúdos tecnológicos e novos elementos para melhorar a dinâmica de condução em estrada e a destreza em todo o terreno, além de atingir níveis de performances sem precedentes. Este ano marca o lançamento no mercado da gama Grand Cherokee 2019, que oferece interiores atualizados, novo sistema de informação e entretenimento e novos conteúdos tecnológicos destinados a melhorar o conforto e a segurança. Além disso, a gama inclui a versão Trackhawk, o SUV mais potente do mundo entre os veículos de produção em série. Sob o capô, esconde-se um motor 6.2 V8 de 710 cv que atinge 290 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos.

 

Dado interessante: durante a edição de 2019 do tradicional festival "Speed Days on the Baikal Ice", o Jeep Grand Cherokee Trackhawk estabeleceu o recorde absoluto de velocidade de um SUV sobre gelo. Conforme certificado pela Federação Russa do Automóvel (RAF), a viatura registou uma velocidade média de mais de 257 km/h num 1 km com partida lançada e mais de 100 km/h com arranque de posição parada. A velocidade máxima sobre gelo, segundo os rastreadores GPS, foi de 280 km/h.